terça-feira, 6 de setembro de 2011

Perguntinhas Teimosas

Estive em foco na comunidade POETAS TEIMOSOS e lá surgiram algumas perguntas pra eu responder, vou trazer a este meu Querido Diário, pois ele é bastante curioso!



O poeta Danniel Valente, me cravejou:


1- Quando começou o amor pela poesia?

olha.. deve ser alguma coisa genética... ou pela proximidade que nós(eu e irmaos) com um caderno de capa preta e dura, que eram os poemas de meus pais.
desde bem pequena eu devorava aquele caderno com amor, claro... eram poemas que meus pais escreveram um para o outro... em plenos anos dourados do casamento (Aqueles primeiros...rsrsrs)

mas fora isso eu nao gostava de poesia, comecei a escrever acrosticos quando criança, mas e nao sabia q isso era poesia.
Apenas Cecilia Meireles me conquistou em minha adolescencia, decorei alguns poemas seus...

comecei a escrever de verdade em uma época de crise, onde eu escrevia para desabafar, nas madrugadas adoravelmente silenciosas ovindo o ressonar dos filhos, uma delicia... e gostava muito de ler minhas produções.

depois descobri poesia infantil, pra ler aos filhos e me apaixonei... e eu sabia q eu queria escrever tb! e comecei a encher caderninhos, um de poemas e outro de acrosticos.

só com a internet é que comecei a ler os poetas adultos, famosos, consagrados e a cada dia me apaixono mais pela poesia.



2- E a formatação, como é isso pra você?

Pois é... uma uma nova forma de arte, não é? Eu respeito muito as formatadoras, que tem tanta sensibilidade e paciencia nesta arte.. é coisa de ter dom mesmo.
Eu comecei por acaso e jamais pensei em ser capaz de nada do tipo... pois nao tenho paciencia com desenhos no computador, nem arte grafica, nem programas de arte digital, nem sou conhecida do photoshop!!!

Mas, tinha aqui pelo orkut aquelas formatações em HTML, lindas, tb tem muitas artistas que criavam loucuras divinas ali, mas com as mudanças do orkut, elas perderam muito terreno... o q eu fazia? por achar maravilhoso, eu copiava-lhes os codigos e colocava meus poemas e imagens neles... assim tb eu 'agradava' alguns poemas amigos tb... e brincava de arte...xeretando...

foi qd Viviane Ramos, me passou o programa Phoscape, pq ela estava fazendo umas gracinhas lá pra comu Pequenos Grandes Poetas, pois ela é a verdadeira DONA lá... me passo pq elaia ficar sem pc e tals, pra eu coontinuar fazendo os agrados lá...
fui futricando no programa e aprendi o básico dos básicos, jogar imagem numa moldura, jogar texto nela e ponto.

e assim eu vou brincando, pego as coisas meio prontas e coloco minhas misturas... não me considero formatadora. mas vou guardando meus poemas assim em cartões pois eles ficam mais protegidinhos assim, na 'caixinha'


3- O que significa para vc ser dona de uma comunidade tão linda e maravilhosa como a PEQUENOS GRANDES POETAS?

hihi lindos e maravilhosos sao os poetas que desfilam por lá! e por toda a internet! é a revolução digital! \o/

a Dona mesmo é Viviane, pq ela abriu a comunidade, ela tinha uns amiguinhos poetas por lá e eu me meti pra lhe dar uma força e tb pq eu estava precisando de uma força virtual... hehehe
e ela foi me dando carta branca pra eu desenvolver minhas ideias... e chamar amigos, e fazer amigos...

mas o que isto significa?
bem, é aquilo que falei pro Elias... eu não vou desenvolver-me enquanto poeta, sozinha... eu quero um bando!

então estar atualmente a frente da Pequenos significa pra mim, dar as mãos aos talentos, que iguais ao meu proprio talento, fazem a poesia voar virtualmente até os corações leitores... e assim voando de maos dadas, nossas poesias se fortalecem, crescem e aparecem mais! hehe

é muito lindo e eu fico muito feliz com esta interação.



4- Existe algum poema de sua autoria que tenha um sentido especial pra vc?

Todos, né Dan... hehehe
Todos sao filhos e nenhum é mais querido que outro, ou eles entram num ciúme devastador.. já imaginou, centenas de poemas brigando com vc pela preferência? huahihua
ou pior, chorando pela despreferência! aff

Sério... eu falei lá na enquete do poema ANJO QUERUBIM, mas eu nao sei definir pq ele me é tão caro! O fato de meus poemas infantis serem chamados por mim de POEMAS QUERUBINS deve-se ao fato de que meu primeiro poema infantil chamar-se QUERUBIM QUER O BEM, uma brincadeirinha minha com a palavra...
e quem sabe... eles tenham realmente ganhado a bênção de um Querubim, não é?

agora, não sei de que tipo de 'sentido' falas... todos, invariavelmente vem com mensagens nas entrelinhas, e remetem a fatos de minha vida, presente ou pretérita ou mesmo futura, ou mesmo outras vidas, ou reflexões que faço sobre ela.


5- O que é ser poeta para vc?

Eu acho importantíssimo, alem de lindo, divertido e prazeiroso ser poeta. Toda arte é necessária à humanidade. Então fazer parte de um rol de pessoas que pensam e expressam artisticamente o que pensam é uma honra muito grande.
Eu não tenho livros editados, nem sou reconhecida pela crítica literária(existe isso?) mas eu sou poeta e nestes tempos virtuais, eu pude alcançar leitores e isso é uma dádiva. Pq eu não quero dinheiro, fama ou reconhecimento, eu quero contribuir às pessoas com meu dom, por isso minha poesia precisa chegar até elas, chega de que forma for. Isso me recompensa.
6- Diga alguns poetas famosos que vc admira.


Tudo começou com Cecilia Meireles, eu fui ler contos seus, pq eu nao gostava de poesia... hehehe (assim pensava eu) e caí de boca em poemas seus, decorei e declamei-os para a familia, um amor ardente.

Hoje em dia eu sou completamente apaixonada pela poesia de Manoel de Barros, se puderem comprem o DVD Só Dez Por Cento é Mentira - A Desbiografia Oficial de Manoel de Barros... eu choro! O velhinho diz tudo o que eu gosto, penso e vivo... É sintonia total comigo.

Estes são meus preferidos... mas admiro como poeta e pela pessoa que é Affonso Romano de S'antana, Ferreira Goulart, Ricardo Silvestrin, Marina Colasanti, Elisa Lucinda... os vivos.. mas tem um punhadão de poetas falecidos primorosos a quem eu admiro muito...
vide esta lista aqui... hehee

http://www.orkut.com.br/Main#CommTopics?cmm=97572421




7- Como foi assim a sua infância, tem muito dela na sua poesia?

Tem que ter infância na minha poesia, pois que nunca saí dela
Sempre fui muito fantasiosa... e inventava historias e mais historias com minhas bonecas... nos livrinhos q lia, além de me colocar nos personagens principais, eu inventava novos finais...
eu gosto muito de historias... minha mãe lia a turma da monica pra eu dormir, foi assim q aprendi a ler, minhas primeiras palavras lidas foram CHUAK, POF, POW, CABRUM!
Sempre muito quietinha e observadora... enfim, sempre igual até hj...kkk
Claro que há momentos na vida, em q vc precisa ser realista, séria, responsável, tem barras dificeis pra enfrentar, mas eu faço destes momentos exceções, eu prefiro estar a maior parte do meu tempo, brincando.
Eu olho para as coisas e eventos de uma maneira infantil... infantil não é bobo, eu costumo dizer que criança é muito mais inteligente que o adulto... mas ela tem um olhar simples, direto e poético. Adulto vive enchendo sua cabeça de detalhes e detalhes e complicações desnecessárias... Deus me livre de ser adulta!


 
8- Como vc vê a solidão, vc sente solidão?

Tem q ver o que é solidão... é estar sozinho consigo mesmo? Então eu amo!
é estar sem namorado/marido? Então eu amo tb! kkkkkk
é não sentir-se amado ou acompanhado? claro que há dias, aqueles dias sombrios q bate qualquer coisa ruim... mas é humano esquecer-se... esquecer-se de que nunca estamos sozinhos e muito menos que não somos amados... pois q Deus nos ama e sempre está conosco.
a gente só sente esta tristeza quando não nos amamos.. dae sim, bate forte uma solidão terrível, um vazio, um buraco... pq se vc se ama, vc preenche todos os espaços e assim melhor pode compartilhar com os outros de qualquer tipo de relacionamento.
Eu sentia uma imensa solidão quando era casada. Porque eu não me fazia companhia e esperava do outro (pobre coitado) que me preenchesse um espaço que somente eu poderia preencher.
Então hj em dia, eu não sinto solidão e amo estar sozinha, sem distúrbios, sem preocupações, sem choques emcionais, sem picuinhas, enfim...

 



9- A lua, tem assim algo especial para vc como poeta?

Eu falei que amo estar sozinha... mas tb amo me apaixonar...
sao fases... hahiuaiuhua
A lua sempre representa um amor, uma paixão, não é? É assim que ela aparece em meus poemas. Quando eu estava P da vida com um namorado, eu escrevia chamando a lua de mentirosa, traiçoeira e mais... algumas pessoas tb em estado caótico podem se identificar com estes poemas...hiahihua
Depois e fiz as pazes com ela devido a outra paixão... dae misturei magia,amor, mistério...ui...
Mas a lua não me fascina não... é um dos muitos elementos poéticos que me servem.



10 - Planos de publicar livros?

Sei lá, só Deus sabe... se tem tanto campo na internet... mas quero sim deixar registrado em papel com cheirinho de tinta
Mas eu não vou gastar pra escrever livros ou pra participar de antologias... se for editar, tem que ser pra ganhar...kkkkk
se não..deixa queito

Bjuuuuuuuu Dan!





E Juleni Andrade me mandou essa:!

1- Qual é sua sensação ao ler um poema que acaba de criar? 


óia, a sensação é uma delícia... não há como descrever, mas a gente que é poeta, tenta, sempre...kkk
Eu leio várias vezes o poema recém-pronto... mais do que procurar erros, é para sentir o ritmo dele, saber se 'funcionou'...
ultimamente eu tenho escrito muito tecnicamente, sem arroubos de inspiração, mas deixando que a rima venha e desenhe o poema, então a sensação de vê-lo pronto é de satisfação pela descoberta do poema... eu descubro-o. Como se a Kinda que escreveu não fosse a mesma que lê.
é muito subjetiva esta prática e rápida, são mil pensamentos que perpassam a mente, sem que sejam perfeitamente decifrados, por isto a sensação é é indescritível... hehehe mas é sempre boa.
a não ser qd eu considero que o poema não fico tão bom... dae faço um muxoxo... raramente eu guardo ele pra uma futura reavaliação, geralmente eu posto ele assim mesmo... e descubro pessoas que o adoram! até mesmo pq se eu vou reavaliar mais tarde, eu acabo achando que está bom mesmo!

agora o gostoso mesmo é quando empaca numa última palavra do poema e ela não vem!!!! as vezes à procura da rima, mas muitas vezes não...simplesmente ela faz 'doce' e não se revela... dá uma agonia deliciosa... pode durar horas, antigamente podia durar dias, mas não permito mais tanto abuso por parte dela... dae ela vem... e Bingo! é uma satisfação plena!
.


Nenhum comentário: