quinta-feira, 18 de março de 2010

Ho'oponopono


O Ho'oponopono em minha vida

“Se você quer resolver um problema,
não importa que tipo de problema, trabalhe com você mesmo.” (Ihaleakala Hew Len)



Dr. Ihaleakala S. Hew Len é presidente e administrador da Fundação. Juntamente com Morrnah, ele vem trabalhando com milhares de pessoas há muitos anos, inclusive com grupos das Nações Unidas, UNESCO, Conferência Internacional pela Paz Mundial, Conferência da Medicina Tradicional Indígena, Curadores pela Paz na Europa, e da Associação dos Professores do Estado do Havaí.


Ho’oponopono significa simplesmente “acertar o passo” ou “corrigir o erro”. De acordo com os antigos havaianos, o erro provém de pensamentos contaminados por memórias dolorosas advindas do passado. Ho'oponopono oferece uma forma de liberar a energia desses pensamentos dolorosos, ou erros, os quais causam desequilíbrio e enfermidades.

Um trechinho de uma entrevista dada a Cat Saunders:

-No desenrolar do processo Ho'oponopono, Morrnah foi orientada a incluir as três partes do eu, que são a chave para a Auto-identidade.

Essas três partes, presentes em cada molécula da realidade, são chamadas de Unihipili (criança/subconsciente), Uhane (mãe/ consciente) e Aumakua (pai/superconsciente). Quando esta “família interna” encontra-se alinhada, a pessoa está em sintonia com a Divindade, acontece o equilíbrio e a vida começa a fluir.

Assim, Ho'oponopono auxilia na restauração do equilíbrio, primeiramente no individuo e depois em toda a criação.
Ao me apresentar este sistema tríplice, juntamente com o mais poderoso processo de perdão que eu conheço (Ho'oponopono), Ihaleakala e Morrnah ensinaram-me o seguinte: a melhor maneira de trazer cura para cada aspecto de minha vida, e para o universo inteiro, é assumir 100% de responsabilidade e trabalhar comigo mesma.

E ainda aprendi com eles a simples sabedoria do total auto-cuidado. Como disse Ihaleakala, em sua nota de agradecimento após nossa entrevista: “Cuide bem de você. Se fizer isso, todos serão beneficiados.”


Certa vez, Ihaleakala ausentou-se uma tarde inteira, bem no meio de um curso do qual eu participava, simplesmente porque sua Unihipili (criança/subconsiente) pediu para ir ao hotel e tirar uma longa soneca.
É claro que ele assumiu sua responsabilidade antes de se retirar, e Morrnah estava lá para dar prosseguimento ao trabalho.

Fiquei impressionada com sua atitude.
Para alguém como eu, criada numa família que ensinava a sempre colocar os outros em primeiro lugar, a ação de Ihaleakala foi no mínimo surpreendente e divertida.
Ele tirou sua soneca e deu uma lição inesquecível de auto-cuidado.

Trecho do texto: SINTO MUITO! TE AMO! de Rubia Dantés

"Na prática, o que faço é sempre que algo ou alguém me incomoda, eu me lembro que se atraí aquilo para a minha realidade... se me deixei afetar por aquilo, é porque eu tenho dentro de mim uma parte da qual aquilo é um reflexo.

Por exemplo: Se uma pessoa me julga ou rejeita ou é agressiva comigo, ao entender que de alguma forma aquilo está dentro de mim e é o que atrai as situações externas, eu logo uso o Ho’oponopono. Se posso me deitar e relaxar, faço isso imediatamente, se não puder, faço onde estou... Falo mentalmente Sinto muito! Te amo! Muitas vezes... muitas vezes.

Geralmente quando somos afetados por alguma situação desagradável, pode acontecer de sentirmos um aperto no peito ou na garganta... ou outro desconforto qualquer. Eu costumo sentir esse aperto no peito e é incrível que à medida que vamos falando Sinto muito! Te amo! a sensação desagradável vai diminuindo... até desaparecer... e vem uma sensação muito boa... uma ampliação onde antes havia opressão.


Ho’oponopono funciona de forma que não precisamos pensar sobre o que estamos liberando, não passa pela razão, seria como se uma borracha fosse apagando os nossos padrões inconscientes que ficam repetindo-se o tempo todo como um filme.
"

Eu, Neide, aplico sempre que lembro-me desta técnica, quando algo chato, triste, problemático acontece, fecho os olhos e digo mentalmente:

"SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, MUITO OBRIGADA"


Quantas vezes for preciso até a sensação de desconforto passar...


Aqui está a oração da kahuna Morrnah Simeona, originadora do Ho'oponopono Identidade Própria, oração simples e poderosa:

“Divino Criador, pai, mãe, filho em Um... Se eu, minha família, meus parentes e ancestrais lhe ofendemos, à sua família, parentes e ancestrais em pensamentos, palavras, atos e ações do início da nossa criação até o presente, nós pedimos seu perdão... Deixe isto limpar, purificar, libertar, cortar todas as recordações, bloqueios, energias e vibrações negativas e transmute estas energias indesejáveis em pura luz... Assim está feito.”

Faça esta oração em relação à qualquer problema com qualquer pessoa; ao se fazer o apelo ao Divino Criador estamos nos dirigindo à divindade que existe dentro de todas as pessoas, que é a extensão do Divino Criador. Só é necessário isso.


Nenhum comentário: