terça-feira, 9 de março de 2010

DIA DA MULHER


Ontem foi dia da MULHER e não tive tempo de vir aqui...

Tenho tantos pensamentos aleatórios sobre o tema em minha mente que não me sinto bem em deixar de falar sobre isto...


Até mesmo a tecla em que eu batia com firmeza sobre o surgimento desta data, a famosa tragédia na fábrica de tecidos em 1857, está sob suspeita...homens falando variadas teorias...enfim, como dizia Milani...HÁ CONTROVÉRSIAS!


Ah...a velha pergunta...pra que um dia da MULHER?

Acredita-se que faça parte do movimento feminista em luta pelo fim da opressão machista...também pode ser uma medida de manipulação para a conquista e maior e mais barata mão-de-obra (mas isso também faz parte do movimento feminista, não?)... Fora o comércio aproveitando-se da data para lindíssimos comerciais e consequente linda venda de produtos 'indispensáveis' à 'beleza' feminina...

Enfim, tudo isto é antigo, ultrapassado pra mim...assuntos do século XX...

Aproveitei a data de ontem, sim, para a comemoração poética da Mulher...para relembrar, exaltar qualidades, valorizar o feminino (Ainda há mulheres que não se percebem como tais, por mais maquiagem que enfeitem-lhe o rosto...), mas como estas questões do século passado ainda estão a flutuar em minha aura psíquica, digamos assim, não consigo fazer um poema que me agrade nesta data... posso fazê-los sobre a mulher noutro dia, mas não no Dia da Mulher...rebeldia, provavelmente...Como este poema que fiz há alguns meses atrás...


OS SONHOS DE UMA MULHER

Alguns voam pra longe
e jamais voltam
Outros voltam vez por outra,
são chamados de esperança...

Os sonhos de uma mulher
também pousam
E se alimentam de sorrisos,
são reconhecidos como devaneios...

Alguns lançam sementes
e frutificam
Outros engrandecem a alma,
são chamados de ideais...

Os sonhos de uma mulher
também impulsionam
E se abraçam mutuamente,
são nascidos em fêmea sensibilidade...

Anorkinda

À parte de questões da sociedade moderna/arcaica que está por aí, ainda... eu venero o Feminino, esta uma grande força em mim e mantenedora do fluido etéreo da humanidade!

em homenagem... o iluminado TAGORE...


Mulher, não és só obra de Deus;
os homens vão-te criando eternamente
com a formosura dos seus corações,
e os seus anseios
vestiram de glória a tua juventude.

Por ti o poeta vai tecendo
a sua imaginária tela de oiro:
o pintor dá às tuas formas,
dia após dia,
nova imortalidade.

Para te adornar, para te vestir,
para tornar-te mais preciosa,
o mar traz as suas pérolas,
a terra o seu oiro,
sua flor os jardins do Verão.

Mulher, és meio mulher,
meio sonho.

(Rabindranath Tagore)


Nenhum comentário: