segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Literatura Brega



Pois, ontem eu estava lembrando destes livrinhos tão comuns nos anos 80...
E hoje procurando por outra coisa, encontrei-os, assim...descaradamente brega!

Nós, meninas e mulheres e vovós (porque eu lia as Sabrinas da minha vó!) daqueles tempos líamos estes romances água com açúcar e pimenta!

E lembro do preconceito que rolava... nós líamos meio que escondidas (o que dava um frisson a mais na leitura!) porque pessoa inteligente não lia literatura 'pobre'. Por exemplo eu não conhecia ninguém que fosse proprietária destes livrinhos... a gente pegava emprestado de alguém que emprestou de alguém...minha vó mesma, dizia que era emprestado e volta e meia os livrinhos 'sumiam' da prateleira.

Mais tarde, nos anos 90, eu via mães pegando estes livrinhos emprestados nas bibliotecas, meio que escondidas, disfarçadamente...

Minha admirável memória recorda que as 'Sabrinas' eram romances mais leves... eu tinha permissão de ler... Júlia ou Bianca? eram mais picantes... eu tinha que ler escondido! Ou na teima mesmo, porque ninguém podia comigo!

Que imensas bobagens são os preconceitos... as leituras eram fluentes, bem redigidas (acredito) e fáceis de ler...porque os inteligentes 'tem que' quebrar a cabeça com Machado de Assis e afins?
Não eram como as revistas dos anos 60, que visavam 'doutrinar' as donas-de-casa... porque as heroínas destes romances bregas lutavam por seus sonhos, várias eram trabalhadoras! vejam só! e principalmente, todas conquistavam seus homens, tendo-os a seus pés nas últimas linhas da leitura.
...
Outro preconceito que se tinha era com os gibis... "Você gosta de ler? Eu falei ler livros e não gibis...", sempre me perguntavam isso...ainda bem que eu era quietinha, porque eu tinha vontade de dar uma gibizadas na fuça do perguntador!

Gibi é leitura e acho que Maurício de Souza ajudou muitíssimo no intento de valorizar as historinhas. Eu aprendi a ler com a Turma da Mônica, eu e meio Brasil! Mas eu gostava mesmo do Mickey e Pateta, não tanto pelas histórias mas porque cada balão era uma parágrafo imenso!

Eu e minha eterna sede por palavras!

Bem, era isso...viva a literatura brega!

.

Nenhum comentário: