sexta-feira, 6 de agosto de 2010

DIVÃ lll


MAIS CINCO PERGUNTINHAS HOJE... a semana está acabando...rsrsrsrs



Do poeta Adilson Hilário:


26) queria saber da poetisa, o que ela pensa da poesia atual
e quais são as fontes da sua inspiração


O que penso da poesia atual... penso que estamos manifestando as várias vertentes do que é o ser humano! Tem de tudo não é? E novidades...tem poesia até de twitter!
Acho tudo isto fantástico...as pessoas sentindo-se livres pra se debruçar no estilo, forma e tema que bem lhe inspira!


Fontes de inspiração... Já falei dos temas propostos, dos poemas da Luz, dos personagens no poema...Mas a fonte mesmo, de onde brota tudo o que me verte, é meu interior...que sinto tão vasto e repleto de coisas pra dizer.

Onde e como busco o que me inspira? Principalmente da música, ouço o tempo todo e ela e faz entrar em mim, e permito que ideias e sentimentos fervilhem até saírem na poesia. Algumas vezes é um estado de meditação (Sem musica) onde me ligo aos elementos e divindades, então nascem apenas poemas esotéricos.


Perguntas a seguir de CLAUDIA DUARTE:

27- a)Qual o seu parecer atual acerca da literatura do seu Estado?

Deu vontade de responder a mesma coisa que ouvi a muito tempo atrás de um político para um repórter: - Não faz pergunta difícil, menino!
rsrsrsrs
Essa frase virou jargão aqui em casa!

Não tenho parecer nenhum não! Eu não tenho dinheiro pra comprar livros. O pouco que acompanho é antigo...rsrsrsrs Pois o poeta, ao menos gaúcho não expõe na rede seus poemas novos.
Minhas recentes aquisições de livros foram nos balaios de ofertas da Feira do Livro. Descobri alguns poetas antigos, mas corro mesmo é pros livros infantis.

Eu acredito que temos mesmo muitos poetas bons e atuantes por aqui. Sou muito feliz por isto. Mas não os acompanho...estou à margem...rsrsrsrs

b)O que você destacaria no universo literário?

O que eu posso destacar foram os poetas que conheci, daqui, né, do Sul, os poetas que conheci, vasculhando a internet e os balaios...hehehe

-Das antigas...encontrei Lilla Ripol...lindíssima! Um tanto melancólica, mas de uma poesia muito sensível.
-Nei Duclós... até contemporâneo, mas só conheço as antiguidades dele...hehehe
-Conheci com muito prazer e agradecimento Ênio Burgos, um poeta budista...é obrigatório pra mim, ir na banca budista comprar um livrinho dele.
-Tem o Ricardo Silvestrin, ele escreve tanto infantil como adulto, o cara é fera. E faz parte dos PoETs, uma banda de música/poesia muito inteligente e cativante.
-Descobri também no balaio da Feira, Maria Dinorah, conhecia de fama, mas ao comprar um livro infanto-juvenil dela, percebi que ela tinha um grande talento para o poema adulto. Admirável.
-Tem a Martha Medeiros, magnífica. Esta dispensa apresentações, a mídia já a vendeu bastante...hihihi


Estou falando só de poesia, tá? E do que estou lembrando de memória...rsrsrs
Tem muito mais gente aí... publicando e encantando pelo pampa afora!


28- Quais são seus poetas Contemporâneos preferidos?

Vale a poetada amiga da internet? rrsrsrsrs
Pois leio vocês muito mais do que as 'celebridades'!

Pois dos poetas que tem livros, divulgações, palestras, saraus e tals, atualmente eu gosto muito de:

-Mario Pirata, daqui de Porto Alegre (eu devia ter falado dele ali acima), tem um trabalho infantil maravilhoso, mas seus adultos são doces e suaves como ele próprio.
-Afonso Romano de Sant'Anna, que além de poeta, é de um tudo! Amo!
-Manoel de Barros, o meu preferido entre os preferidos da vida toda...[:)]
-Elisa Lucinda, dispensa comentários, pessoa e poeta ímpar!
-Ferreira Gullar, inteligentíssimo...é uma honra que ele compartilhe sua genialidade com o mundo!

bem, deve ter mais..mas por enquanto é só pessoal!



29- Quais foram as marcantes experiências que firmaram a sua opção
pela poesia?

Descobri que este dom vem da infância, nasce com a gente, meu tipo de personalidade já apontava pra este fim! rsrsrsrs
Neste movimento todo de auto-descobrimento, descobri um truque:

-Lembre-se do que você fazia, do que você mais brincava quando tinha, em torno dos 10 anos de idade. Ali a vocação se mostra, se não tiver tido uma infância repressora.

Quando fiz este exercício, a alguns anos atrás...fiquei azuretada, pois na minha lembrança eu só lia e lia e lia e lia... pra vcs terem uma ideia, certa vez fomos a praia, passar uns dias e eu passei todos aqueles dias, jogada na cama lendo um romance pq eu estava curiosa pra saber o final!

Dae pensei:- meu dom é ler?!!! que carreira é essa?!!! kkkkkk

Sem resposta coerente, segui... trabalhando em outras coisas, criando meus filhos e tals. Tentei fazer faculdade de letras, quem sabe eu descobria qual era essa profissão ligada a leitura. Mas não tenho disciplina em mim pra me dedicar aos estudos formais, depois de adulta ainda por cima, nem pensar em ter paciencia pra me debruçar em livros didáticos! Desisti já no cursinho pré-vestibular.

Foi quando, o xamanismo me chamou, forte intuição me mostrava sinais, índios e índias, comecei a estudar a religião. Descobri as músicas xamânicas e aprendi que determinada músicas xamânicas pautadas no CHOCALHO, despertam o dom latente na pessoa.

É lindo, gente, ouvir as músicas xamânicas é uma experiência emocionante! Ao menos pra mim. Foi então, que ouvindo bastante o chocalho xamânico, no fone de ouvido mesmo,não frequentei nenhum centro, voltei a escrever poemas.
E me dei conta de que era isso! É isso que sei fazer.

Só então lembrei dos acrósticos que eu fazia lá nos meus dez anos de idade, lembram que contei? Pois eu não lembrava disso antes dos chocalhos. E também não dava importância pra acrostiquinhos infantis né...imagina se isso seria algo importante...mas era!


30- Qual seu estilo musical?

Que que eu gosto de ouvir né?

Pois eu gosto de tudo! Não gosto é de preconceito.

Se a música soou legal no meu ouvido, não me importa o estilo que tenha.

Já citei que o samba e a MPB são muito importantes para mim, o rock também (mas é rockzinho, como chamo...não me venham com barulho...kkk)
Já citei a música xamânica, amo mantras também!

Mas não falei ainda da música latina
Adoro espanhol, das Américas...
tanto ler quanto ouvir.

Mercedes Sosa é um ícone pra mim...simboliza, personifica, agrega muita coisa boa da cultura latino-americana.

e Maná! enlouqueço muita gente falando do Maná! uma banda mexicana que unido ao rock toca o ritmo latino, deliciosamente...hehehe

Enfim, não vivo sem música!

.

5 comentários:

Nei Duclós disse...

http://www.consciencia.org/neiduclos/categoria/poesia

Anorkinda disse...

óia o perigo de falar do poeta conterrâneo...ele pode ver!!

rsrsrsrs

Prazer te ver... te sigo, te sigo, te sigo, pode deixar!

Abraço!

Nei Duclós disse...

Quase todos os dias publico, ponho na rede, poema novo. E aí leio:"... até contemporâneo, mas só conheço as antiguidades dele." Bá, fiquei passado. Mas agora melhorei. Bjs.

Anorkinda disse...

putz...hhaiuuiua
sorry!

a rede é tão grande...labirinto!

abração!

Anorkinda disse...

Acabo de ter uma ideia pra tentar apagar esse desencontro...

aguarde-me! rsrsrs